Notícias - Grammy’s adoptam cortiça natural para a sua edição de 2011

Grammy’s adoptam cortiça natural para a sua edição de 2011

Programa da Corticeira Amorim nos EUA garante a reciclagem de todas as rolhas abertas nos eventos oficiais.

Programa da Corticeira Amorim nos EUA garante a reciclagem de todas as rolhas abertas nos eventos oficiais.

No âmbito do compromisso assumido em torno da sustentabilidade e reconhecendo o papel chave da cortiça nesta matéria, na 53ª cerimónia dos Grammy Awards os vinhos servidos estão vedados exclusivamente com cortiça natural. Todas as rolhas abertas nos eventos oficiais serão posteriormente recicladas no âmbito do ReCork, uma iniciativa da Corticeira Amorim nos Estados Unidos.

Allen Hershkowitz, cientista sénior do Natural Resources Defense Council e um dos mentores desta iniciativa de apoio à cortiça portuguesa, congratula os Grammy’s pela decisão: “Escolher cortiça em detrimento de vedantes artificiais, metálicos ou derivados de petróleo, é uma pequena acção mas de grande impacto que os consumidores podem facilmente adoptar, com benefícios claros para a saúde do nosso Planeta. Saúdo os Grammy’s e outras iniciativas semelhantes que têm abraçado a causa da sustentabilidade, com programas específicos para preservar a biodiversidade e reduzir a sua pegada ecológica.”

As rolhas resultantes destes dois eventos serão posteriormente encaminhadas para o programa de reciclagem ReCORK, uma iniciativa da Corticeira Amorim nos EUA que conta, entre outros parceiros, com o apoio da American Airlines, Diageo e Aria Resort & Hotel, um dos maiores casinos de Las Vegas. Até ao momento, este inovador programa de reciclagem recolheu mais de 14 milhões de rolhas apenas nos EUA. A cortiça reciclada é integrada nos produtos fabricados pela Sole, uma empresa especializada de calçado que conta, entre os seus clientes, com equipas da NBA e as Forças Especiais do Exército e da Marinha dos Estados Unidos.

A cortiça é um dos produtos mais sustentáveis do mundo. Biodegradável, reciclável e 100% natural, desempenha um papel vital na preservação das florestas de sobreiro. Em Portugal e na bacia ocidental do Mediterrâneo, estas florestas são um reduto de biodiversidade, com um reconhecido papel na retenção de CO2 e no combate à desertificação.

A edição deste ano dos Grammy’s teve lugar no Staples Center, em Los Angeles, dia 13 de Fevereiro, com transmissão directa na cadeia de televisão CBS.