Notícias - Metamorphosis

Metamorphosis: Inovação e Criatividade

O resultado de um processo de investigação e desenvolvimento em torno das potencialidades cortiça

No âmbito da bienal EXD’13, a Corticeira Amorim apresentou a exposição METAMORPHOSIS, o resultado de um processo de investigação e desenvolvimento em torno das potencialidades cortiça. Patente no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, entre 7 de Novembro e 1 Dezembro, a inauguração ao público contou com a presença de Sua Excelência o Presidente da República, Professor Doutor Aníbal Cavaco Silva e do Secretário de Estado da Cultura, Dr. Jorge Barreto Xavier.

METAMORPHOSIS foi concebido com o objectivo de motivar utilizações inovadoras, criativas e de vanguarda da cortiça, enquanto matéria-prima singular. O conceito curatorial, comissariado pela Experimenta design, teve como base o desafio de expandir fronteiras deste material enraizadamente português.

Para o projeto foram convidados arquitetos vencedores do Prémio Pritzker, Álvaro Siza, Eduardo Souto de Moura e Herzog & de Meuron, juntamente com os conceituados arquitetos Alejandro Aravena, Amanda Levete, João Luís Carrilho da Graça e Manuel Aires Mateus, e três notáveis designers de produto, James Irvine, Jasper Morrison e Naoto Fukasawa.

Aos autores foi atribuída total liberdade criativa para a conceção de novos territórios, funções e formas a partir da cortiça, que se constitui como um recurso relevante na cultura material e produção no século XXI. Fascinados pelas características e propriedades da cortiça, envolveram-se de forma entusiástica em todas as fases do processo, em intensa interação com a Corticeira Amorim e a curadoria, desde a elaboração do conceito, à escolha do tipo de cortiça, aos testes de prototipagem e à apreciação do resultado final.

Tirando partido da extraordinária versatilidade e capacidade de transformação do material, converteram a cortiça – mote de todo este desenvolvimento conceptual e criativo – em objetos inesperados que aliam design, funcionalidade e evidenciando as suas credenciais técnicas e ambientais únicas.