Notícias - Rolha de cortiça valoriza preço médio do vinho e é forte argumento de vendas

Rolha de cortiça valoriza preço médio do vinho e é forte argumento de vendas

De acordo com os últimos dados da AC Nielsen, relativos à evolução de venda de vinhos vedados com rolha de cortiça versus alternativos nos EUA

De acordo com os últimos dados da AC Nielsen, relativos à evolução de venda de vinhos vedados com rolha de cortiça versus alternativos nos EUA.

A análise da evolução de vendas do TOP 100 de marcas premium nos EUA indica que desde 2010, ano em que se iniciou o estudo, foi registado um crescimento de 30% na quota de mercado dos vinhos com rolha de cortiça, o que compara com o registo de 9% observado nos vinhos vedados com vedantes alternativos.

Se analisadas as vendas anuais por marca, regista-se um aumento de 7% nos vinhos com rolha de cortiça relativamente ao ano anterior, praticamente duplicando o crescimento global do TOP 100 de marcas premium, na ordem dos 4%.

De acordo com os dados da AC Nielsen, o papel da rolha de cortiça na valorização do vinho saiu reforçado no último estudo. O preço médio dos vinhos com rolha de cortiça foi de $ 12,99, um valor superior em $ 4,09 (+ 46%) ao dos vinhos vedados com vedantes alternativos.

Evolução do preço médio de venda do TOP 100 de marcas premium de vinho, entre Agosto de 2013 e Agosto de 2014:

16/08/201417/08/2013Diferença
Rolha de cortiça$ 12.99$ 12.30$ 0.69   /   5.6%
Alternativos$ 8.90$ 9.27$ -0,37   /   - 4.0%


Carlos Jesus, director de comunicação e marketing da Corticeira Amorim, destaca que "estes números são encorajadores pois os EUA são um mercado muito relevante para o setor da cortiça e um importante definidor de tendências a nível internacional. Sendo atualmente o maior mercado mundial consumidor de vinho, estes dados são ainda mais relevantes se tivermos em conta que os EUA apresentam um grande potencial de crescimento de consumo per capita."

Fonte: A.C. Nielsen
Metodologia: As marcas selecionadas são as 100 maiores marcas de vinhos de mesa nacionais, de 750 ml, que apresentem maiores índices de vendas nos últimos 12 meses. As marcas premium são aquelas que, em média, custam mais de 6 dólares por garrafa no período de 12 meses. Pesquisas da Nielsen incluem todas as áreas metropolitanas dos EUA. Os resultados são relativos ao período de quatro semanas, que terminou em 16/08/2014.