Amorim Cork triplica a sua capacidade instalada de produção de rolhas Xpür®

28 Mar / 2024

A inovadora tecnologia Xpür® da Amorim Cork foi lançada em janeiro de 2021 e a empresa triplicou a sua capacidade instalada de produção, tornando possível produzir mais de mil milhões de rolhas Xpür® por ano.

Este desenvolvimento permite à Amorim Cork acompanhar a crescente procura pelas mais modernas rolhas micro-granuladas por parte dos produtores de vinho de todo o mundo.

Xpür® utiliza a tecnologia de ponta de CO2 supercrítico para extrair compostos voláteis da cortiça e remover quaisquer moléculas que possam libertar aromas e sabores indesejáveis para o vinho.

As tecnologias de extração supercrítica de CO2 foram introduzidas pela primeira vez no início dos anos 60, sendo tradicionalmente aplicadas a uma vasta gama de indústrias alimentares, incluindo chá, café, extração de lúpulo, especiarias e muitos produtos naturais. Na indústria da cortiça a sua aplicação teve início apenas na década de 2000.

Xpür® é considerada a tecnologia de extração supercrítica mais eficiente e sustentável na indústria alimentar. Utiliza apenas 25% da energia e 10% do CO2 anteriormente necessários, para além de reduzir o ciclo de produção para 4 horas.