Cortiça aplicada no metro de última geração da Siemens

7 Jan / 2013

A Corticeira Amorim desenvolveu soluções para o metro de última geração da Siemens - Inspiro, conceptualizado sob a premissa de ser um dos mais eficientes e sustentáveis veículos deste género, de design vanguardista.

O novo Inspiro, disponível em primeira mão em Varsóvia, na capital da Polónia, é actualmente um dos metros mais leves do mundo. Com um número de carruagens que pode variar entre três e oito unidades, apresenta uma redução de peso de cerca de 18 toneladas, tendo como ponto de partida um veículo de seis carruagens.

Mais leve, mas com uma capacidade de transportar um maior número de passageiros, o Inspiro consome menos energia, influenciado por uma série de medidas de eficiência, entre as quais o inovador sistema de piso AluCORK, da Amorim Cork Composites. Leve, durável e de elevada performance técnica, o piso AluCORK beneficia o isolamento acústico e térmico do Inspiro, permitindo em simultâneo uma redução significativa do seu peso, na ordem dos 30 por cento.

Na selecção do AluCORK, foi ainda determinante o facto de se tratar de um piso de cortiça, um material sustentável e reciclável, num um veículo que se pretende reciclar praticamente na totalidade, após uma vida útil de 40 anos.

Os primeiros 35 veículos Inspiro vão ser entregues brevemente à empresa de exploração de metro em Varsóvia.

Mais informação sobre as soluções CoreCORK e AluCORK:

As soluções CoreCORK e AluCORK aproveitam a natural leveza e propriedades de isolamento acústico e térmico da cortiça para criar sistemas de interiores inovadores – piso, laterais e painéis de teto. As principais vantagens destas soluções são a redução da pegada de carbono, a diminuição do impacto ambiental, a redução de peso e notáveis melhorias no isolamento acústico e térmico.