António Rios de Amorim destaca os principais desafios que os setores do vinho e da cortiça enfrentam

22 Nov / 2023

António Rios de Amorim foi entrevistado na mais recente edição da revista Amorim Wine Vision, publicada pela Amorim Cork Italia, em colaboração com o parceiro de media, Wine Meridian.

A entrevista centrou-se essencialmente nas rolhas para vinho, que representam cerca de 70% do volume de negócios do grupo.

O Presidente da Amorim foi inicialmente questionado sobre as estratégias mais eficazes para posicionar a marca corporativa no mercado. Dado que a Amorim é uma empresa B2B, sublinhou que o produto-chave é o próprio vinho, desempenhando a cortiça um papel acessório.

"A cortiça é uma opção sustentável e premium", explicou. "Ao utilizar rolhas de cortiça, podemos reduzir a pegada de carbono das garrafas de vinho em cerca de 30%. Mas também temos de olhar para o desempenho técnico, mostrando como as rolhas de cortiça podem influenciar a evolução e o desenvolvimento do vinho engarrafado".

António Rios de Amorim analisou o crescente fosso entre os segmentos de vinho premium e de entrada de gama, identificando cinco tendências-chave em cada segmento. Para os vinhos premium:

- uma clara tónica no terroir;

- maior importância dos canais de venda direta ao consumidor para as adegas dos EUA e do Novo Mundo;

- crescente relevância dos concursos, prémios e classificações de vinhos;

- presença crescente da viticultura biodinâmica e das práticas orgânicas e sustentáveis, por exemplo, o modelo da Borgonha;

- procura crescente e qualidade de vinhos sem ou com baixo teor alcoólico.

Para o segmento de entrada de gama, identificou uma ênfase crescente em:

- sustentabilidade;

- marca global;

- baixo teor alcoólico;

- inovação tecnológica e rotulagem interativa;

- impacto calórico.

António Rios de Amorim foi então questionado sobre as principais mudanças e evoluções que vê no mercado vitivinícola, tendo identificado cinco tendências-chave:

- premiumização, em que a atual situação mundial penaliza os vinhos de gama baixa;

- consumo de vinho relativamente baixo na China;

- aumento do consumo de vinhos brancos e rosés;

- aumento do consumo de vinhos espumantes;

- aumento do consumo de bebidas espirituosas, através dos cocktails.

Globalmente, considera que a situação geral do mercado do vinho regressou aos níveis anteriores à Covid, mas os vinhos de gama baixa estão a perder volume e o crescimento das bebidas espirituosas está a abrandar a procura em alguns vinhos.

"O mundo do vinho tem uma forte dimensão cultural (bem como ambiental, social e económica) e penso que haverá um crescimento deste ponto de vista. Isto vai afetar negativamente o consumo de vinhos de entrada de gama. Para alterar esta dinâmica, temos de esperar pela recuperação do mercado chinês e por um maior impulso do mercado americano".

Questionado sobre as principais inovações tecnológicas e industriais do grupo, António Rios de Amorim afirmou que, através dos elevados investimentos em I&D+i, a Amorim aumentou o desempenho das rolhas de cortiça através de soluções pioneiras como Naturity®, Xpür® e NDtech®, o que aumenta a fiabilidade das rolhas de cortiça em todas as gamas e segmentos.

"Eliminámos o problema da mancha de cortiça e é agora altura de confirmar cientificamente como a cortiça pode acrescentar valor ao vinho", acrescentou.

Tendo em conta a importância crescente da premiumização no mercado do vinho, foi-lhe perguntado se as rolhas de cortiça podem beneficiar desta tendência.

"Os melhores vinhos do mundo sempre escolheram a rolha de cortiça. A indústria do vinho é um mundo de aspirações e todas as adegas querem fazer vinhos icónicos. O sucesso comercial da Amorim é sustentado pela sua forte quota de mercado e pelo facto de as suas rolhas serem utilizadas pelas melhores marcas de vinho do mundo. Investimos em I&D para provar cientificamente que as rolhas de cortiça beneficiam o vinho e quantificámos esse valor acrescentado."

Por fim, foi-lhe pedido que identificasse as principais metas prosseguidas pela Amorim em relação aos objetivos de sustentabilidade e economia circular. O Presidente do Conselho de Administração da Amorim explicou que o grupo foi pioneiro na demonstração da pegada de carbono negativa da produção de cortiça, uma vez que por cada tonelada de cortiça produzida há uma retenção de 73 toneladas de CO2, mas considera, no entanto, que é necessário um maior enfoque na circularidade do produto em fim de vida.

A Itália é um caso de estudo a este respeito, sugere, uma vez que a Amorim recupera 30 milhões de rolhas por ano, que são reutilizadas para design de interiores, em isolamento ou noutros produtos.

"Estamos a tentar replicar o exemplo italiano noutros países do mundo, por exemplo na África do Sul. Para nós não há desperdício, uma vez que as rolhas de cortiça usadas são simplesmente matéria-prima. Temos de melhorar o nosso processo logístico para reciclar as rolhas de cortiça usadas. A cortiça é um material único que tem características técnicas e sustentáveis espetaculares."

Acrescentou que a Amorim recicla 240 milhões de rolhas de cortiça por ano em todo o mundo, com cerca de 30 milhões de rolhas em Itália. Mas este é um nível relativamente pequeno, uma vez que a Amorim produz 25 milhões de rolhas por dia.

Em seguida, abordou as realizações da iniciativa de reciclagem Suber Design da Amorim Cork Italia, que recolhe rolhas de cortiça usadas e as utiliza para criar objetos de design de interiores, que foi lançada pela Amorim em 2011, envolvendo a cooperação com organizações sem fins lucrativos em Itália.

"Foi fantástico apresentar este projeto no Salone del Mobile em Milão ou na Bienal de Veneza. A ligação com o mundo da arquitetura, do design e da arte é sempre uma oportunidade para valorizarmos a cortiça e destacarmos o seu valor acrescentado."