Amorim, Gucci e Grant Macdonald juntam-se ao artista ítalo-etíope RED na conceção do troféu Golden Vines® 2022

10 Out / 2022

A Amorim Cork, Unidade de Negócio Rolhas da Corticeira Amorim, juntou-se à casa de moda de luxo italiana Gucci, aos ourives britânicos Grant Macdonald e ao artista ítalo-etíope Red Longo (RED) no desenho, conceção e produção do troféu Golden Vines® 2022. Uma colaboração inédita que permitiu criar um design harmonioso entre o ethos de diversidade, pluralidade e inclusão do evento The Golden Vines® Award e o estilo de arte de rua de RED. O galardão será entregue aos vencedores dos Prémios Golden Vines® 2022 no Salone di Cinquecento no Palazzo Vecchio, em Florença, no próximo domingo, 16 de outubro.

A configuração final do troféu Golden Vines® 2022, cujo design incorpora traços do icónico objeto entregue na cerimónia do ano passado, contou também com a participação de Shantell Martin. De resto, a agora Diretor Artístico da Golden Vines® foi o responsável pela peça de 2021. A caixa de apresentação do troféu Golden Vines® 2022, essa, foi idealizada à medida pela Gucci.

O trabalho de RED é distinto, ousado e inovador, combinando uma variedade de inspirações: da arte africana, da sua herança etíope e da street fashion contemporânea. O mundo do «graffiti» da cidade italiana de Milão forneceu ao artista ítalo-etíope uma saída para o seu espírito de rebelião. Acendendo, assim, uma paixão agora traduzida em obras de arte distribuídas pelo mundo inteiro.

«O troféu Golden Vines® 2022 é uma expressão maravilhosa da intersecção secular entre vinho, arte, cortiça e natureza. O caminho intenso e criativo por trás do design do troféu Golden Vines® 2022 baseia-se nessa relação única para criar uma bela celebração dos vencedores, dos vinhos e dos enólogos que constituem uma parte integrante da liderança global da Amorim Cork», afirma Carlos de Jesus, diretor de marketing e comunicação da empresa.
O diretor da Grant Macdonald, George Macdonald, sublinha: «Dado que trabalhamos no setor do luxo, faz todo o sentido que a nossa marca esteja associada aos melhores vinhos do mundo. É um prazer continuar a colaborar com os prémios The Golden Vines®, criando mais um troféu inovador e esteticamente impressionante».

Os The Golden Vines® Award 2022 são promovidos pela Liquid Icons, a empresa de investigação e produção de conteúdos para o setor dos vinhos fundada pelo falecido Gerard Basset e Lewis Chester. Sem fins lucrativos, prevê-se que a cerimónia dos The Golden Vines® Awards seja o encontro mais importante do ano para os líderes mundiais, colecionadores e experts da indústria do vinho. Um número sem precedentes de 950 profissionais de vinhos em todo o mundo elegeram os vencedores do Golden Vines® Awards. Uma nova categoria, Prémio Golden Vines® de Sustentabilidade, patrocinado pela Gucci, foi introduzida em 2022.

Os vencedores dos The Golden Vines® Award 2021:

• Golden Vines® Prémio de Melhor Produtor de Vinho do Mundo - Domaine de la Romanée Conti
  • Prémio Golden Vines® Melhor Produtor de Vinho da Europa - Weingut Egon Muller
  • Prémio Golden Vines® Melhor Produtor de Vinho das Américas - Ridge Vineyards