Referências ecológicas da Corticeira Amorim em destaque no quinto Relatório de Sustentabilidade

16 Jun / 2011

O desempenho e as iniciativas ambientais da Corticeira Amorim mereceram destaque no seu o quinto Relatório de Sustentabilidade.

A Corticeira Amorim continua a marcar o ritmo na indústria da cortiça e no que concerne à temática da sustentabilidade, continua a ser a única Empresa do sector a disponibilizar informações pormenorizadas das suas iniciativas num relatório anual.

O Relatório de Sustentabilidade da Corticeira Amorim de 2010 destaca, entre outros, o aumento da reciclagem de rolhas de cortiça, o alargamento do âmbito de um serviço de aconselhamento técnico para produtores florestais, o aumento de unidades industriais com acreditação do Forest Stewardship Council® (FSC), a forte aposta nas energias renováveis para a produção de cortiça e a promoção da consciencialização ambiental mediante acções de sensibilização.

"A Humanidade nunca esteve tão consciente dos problemas ambientais que podem resultar das escolhas dos consumidores, o que conduz a um reconhecimento generalizado da importância dos produtos naturais e renováveis e do valor da protecção dos ecossistemas", declarou António Amorim, Presidente da Corticeira Amorim, acrescentado "Em 2010, os produtos de cortiça da Corticeira Amorim atingiram um reconhecimento sem precedentes e a Empresa reforçou a sua posição mundial de liderança no fornecimento de soluções de elevada qualidade que satisfazem os desafios técnicos e ambientais de uma ampla gama de sectores da indústria. As actividades da Corticeira Amorim têm sido fomentadas pelo reconhecimento atribuído, por parte dos nossos clientes, aos benefícios económicos, sociais e ambientais decorrentes da utilização da cortiça. Acreditamos firmemente nesta matéria-prima natural e renovável e no nosso objectivo de promover práticas comerciais que contribuam para o desenvolvimento sustentável como factor de diferenciação positiva."

À semelhança dos relatórios de sustentabilidade anteriores, a edição mais recente aborda as melhores práticas da empresa no que respeita ao fabrico sustentável de cortiça, destaca os principais resultados obtidos em 2010 e apresenta as iniciativas implementadas pela Corticeira Amorim ao longo do ano.

Entre essas iniciativas incluem-se:

Certificação FSC® em gestão ambiental

Em 2010, a Corticeira Amorim continuou a desenvolver o programa de implementação da certificação FSC® em todas as suas unidades, dispondo agora de 14 unidades com certificação de cadeia FSC®.

Iniciativa Business & Biodiversity
No âmbito da iniciativa europeia Business & Biodiversity, a Amorim financia um serviço de aconselhamento técnico para produtores florestais, no sentido de apoiar as melhores práticas na gestão de montados de sobro e da biodiversidade associada. Em 2010, o alcance deste programa duplicou, tendo o serviço contemplado mais 8.500 hectares. Além disso, a Corticeira Amorim patrocinou um prémio atribuído a dois investigadores pela "Valorização e Sustentabilidade do Sobreiro e da Biodiversidade Associada".

Reciclagem de rolhas de cortiça
Em 2010, a Corticeira Amorim reciclou 172 toneladas de rolhas de cortiça (mais de 38 milhões de rolhas), o que representa um aumento de 87% relativamente às 92 toneladas recicladas em 2009.

Combate ao aquecimento global
Os montados de sobro assumem um papel determinante na fixação do carbono e, consequentemente, no combate ao aquecimento global. O contributo da Corticeira Amorim consiste em promover as soluções de cortiça, desenvolver os montados de sobro e melhorar o seu desempenho em termos de eficiência energética e emissões de gases com efeito de estufa. A Empresa continua a apostar fortemente nas energias renováveis, sendo que 63% das suas necessidades energéticas são satisfeitas a partir de biomassa.

Inovação
Em 2010, a Corticeira Amorim submeteu outro pedido para uma nova patente, elevando para 18 os pedidos de patente submetidos nos últimos quatro anos.

Análise do ecossistema do montado de sobro
No âmbito da parceria estabelecida entre a Corticeira Amorim e a Confederação Europeia da Cortiça, foi encomendado um estudo inovador para determinar todos os benefícios das herdades de sobreiros, a uma escala local. Os resultados demonstraram a importância fundamental destas áreas, sobretudo quando comparadas com outras formas de utilização do solo, e forneceram informações inestimáveis sobre os efeitos da gestão de ecossistemas para os proprietários de montados de sobro.

Programa Escolha Natural
A Corticeira Amorim tem implementado o programa Escolha Natural com o intuito de sensibilizar os seus colaboradores e a sociedade para o ambiente. Em 2010, este programa incluiu a participação de 2000 estudantes em acções de Educação Ambiental e a promoção de práticas de vida sustentáveis junto de 2300 colaboradores. Através deste programa, os colaboradores da CORTICEIRA AMORIM recolheram, também, 1600 kg de rolhas de cortiça para reciclagem e participaram activamente no projecto Limpar Portugal.

No ano de 2010, as práticas ambientais da Corticeira Amorim foram distinguidas pela The Drinks Business, a revista mais conceituada do sector de vinhos e bebidas espirituosas no Reino Unido, com um prémio de "Contribuição excepcional para a sustentabilidade" nos The Drinks Business Green Awards. Além disso, a gama de produtos absorventes Corksorb venceu o Prémio Nacional de Inovação Ambiental de 2010.

O Relatório de Sustentabilidade da Amorim de 2010 está disponível na íntegra em: www.corticeiraamorim.com/relatorios2010