96% dos vinhos espanhóis melhor classificados são vedados com cortiça

11 Jan / 2024

De acordo com um estudo realizado recentemente pelo laboratório Cork Center, do Instituto Catalão de Cortiça, 96% dos 100 vinhos com melhor relação qualidade-preço do Guia Peñin são vedados com rolhas de cortiça.

A par dos recentes dados divulgados pela Nielsen que indicam que 71% das 100 principais marcas premium nos EUA são vedadas com cortiça, este novo estudo vem reforçar a perceção do valor da rolha de cortiça no posicionamento e qualidade dos vinhos.

O impacto da rolha não se limita à sua importância enológica, mas também ao custo médio por garrafa, sendo que da lista dos 100 vinhos com melhor relação qualidade-preço do Guia Peñín 2023 é de 13,4 euros, enquanto as que têm apenas rolha de cortiça natural têm um preço médio de 14,9 euros.

No vinho tranquilo, o preço médio das garrafas é de 13,8 euros e de 14,7 euros se considerarmos apenas as que têm rolha de cortiça natural. 12,8€ é o preço médio das garrafas arrolhadas com outros vedantes. Por conseguinte, o valor das garrafas com rolha de cortiça natural é quase 2 euros superior (mais 15%).

Este estudo vem assim reafirmar o valor económico da rolha de cortiça nos vinhos e o impacto na perceção dos consumidores, demonstrando simultaneamente que as adegas que os produzem confiam no papel ativo que a cortiça desempenha na evolução dos seus produtos.

Para mais informações, consultar artigo original no site do Instituto Catalão da Cortiça.